8
mar 2012

Dia Internacional da Mulher

quinta-feira às 17:22
em Geral, VariedadeComente!

Para nós que enfrentamos lutas e conquistas diárias. Que transformamos o árduo dia-a-dia, a rigidez dos dias atuais e a correria da vida moderna com atitudes e "essências" que só um gesto feminino pode dar.

"Aprendi com as primaveras a me deixar cortar para poder voltar inteira." (Cecília Meirelles)

Esta data cheia de homenagens só faz sentido devido à lutas que há muito tempo atrás custaram esforços e até vidas, na quebra de preconceito e conquistas. Mensagens reais e bonitas existem, mas o importante é sabermos a origem de mulheres que antes lutaram para que hoje vivamos sem limitações e "termos nosso lugar ao sol".
Vocês conhecem o porquê dessa data? Abaixo está a linha do tempo de tudo que as mulheres desde o século 19 lutaram e conquistaram esta data:

1857 Em New York trabalhadoras do ramo têxteis / vestuário fizeram um protesto contra as 12 horas por dia de trabalho e más condições de trabalho (história mundialmente conhecida pelo triste fato de mulheres serem presas na fábrica em que trabalhavam e serem queimadas vivas).
Para os membros do sindicato do comércio do sexo feminino começou este Dia Internacional da Mulher.

1909 O primeiro Dia da Mulher Nacional ocorreu em 28 de Fevereiro nos Estados Unidos.

1910 A Iniciativa de Copenhague estabeleceu o Dia da Mulher para homenagear a luta pelos direitos das mulheres e por sufrágio universal. O dia foi aprovado por unanimidade pelas mais de 100 mulheres de 17 países. Sem data fixa havia sido escolhido ainda.

1911 Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça realizaram comícios para o Dia Internacional da Mulher para o primeiro em 19 de março.

1914 Dia Internacional da Mulher tornou-se parte do movimento anti-guerra durante a Primeira Guerra Mundial I. Mulheres russas comemoram o Dia Internacional da Mulher no último domingo de fevereiro. Outros lugares da Europa comemoram em todo dia 8 de março com comícios e / ou protestando contra a guerra.

1917 Novamente as mulheres russas protestaram no Dia Internacional da Mulher e quatro dias depois o Czar renunciou o governo provisório deu às mulheres o direito de voto.

1975 Foi designado como "Ano Internacional da Mulher" pelas Nações Unidas.

Hoje O Dia Internacional da Mulher continua a ter as suas raízes políticas, mas é também um dia apenas para ter um momento para reconhecer e homenagear as mulheres em nossas vidas.

fonte feministsforchoice

Parabéns para nós!

FacebookTwitterGoogle+Share

Gostou ? Compartilhe




Nenhum comentário em “Dia Internacional da Mulher”